A Acupuntura chegou à estética

O Oriente nos ensinou que estimular a pele com agulhas gera respostas reflexas no sistema nervoso, liberando endorfinas e outras "inas" boas para nosso corpo. O mesmo princípio é aplicado modernamente à estética. A ativação de acupontos previne o envelhecimento precoce e atua em diversos probleminhas, como olheiras, rugas, acne, celulite, obesidade e tudo mais. Hoje já há também estímulos não invasivos, sem agulhas, como eletricidade, calor, pressão, ímã, semente, etc. Quem nos dá conta de tudo isto é a fisioterapeuta Silmara Sulamita Brambilla.

A união da Fisioterapia à Acupuntura é uma tendência importante na moderna forma de tratar sem agredir, respeitando o cliente e proporcionando o retorno do equilíbrio físico, mental e energético. A técnica resgata o bem-estar, prevenindo envelhecimento precoce e desgaste da vitalidade.
A Acupuntura atua através do puncionar de finíssimas agulhas especiais (de ouro, prata ou aço inoxidável) em determinadas regiões do corpo (acupontos - pontos de Acupuntura) e em diferentes profundidades da pele. A estimulação da pele causa respostas reflexas no sistema nervoso com liberação de endorfinas, encefalinas, dinorfinas e serotoninas.
Hoje já existem também estímulos não invasivos, sem agulhas, como por exemplo o uso de eletricidade, calor, pressão, massagem, ímã e semente. A Acupuntura pode ser trabalhada de forma sistêmica, quando utiliza todo corpo para aplicação da técnica, ou pode ser pontual, como a AurículoAcupuntura.

Pelo "principio da economia", assumimos posturas, angulações, dobras, sulcos e pregas de tanto repetirmos gestos, imagens ou as mesmas mímicas - estas, aliás, foram fundamentais antes do surgimento da linguagem oral articulada. A princípio, os tecidos reassumem sua posição inicial mas, aos poucos, vão perdendo sua flexibilidade, mantendo fixas as posturas que assumimos com maior freqüência.

O objetivo da Acupuntura em estética é minimizar ou retardar ao máximo a fixação destas formas, com o auxilio em parte de dermocosméticos (cosméticos com finalidade de tratar). Novos procedimentos e avanços fazem com que se tornem obsoletas as técnicas de ontem. Não se pode afirmar que um determinado tratamento seja eficaz de modo a resolver por ele, sozinho, o problema.
A junção de procedimentos diversos, em geral, permite que todos eles colaborem no processo de recuperação. Tratamento como estes que vou citar a seguir têm por finalidade, dentro do possível, diminuir a quantidade de drogas ou medicamentos, o tempo de recuperação e facilitar os mecanismos de ação de procedimentos ou produtos.

Sulcos e Rugas Faciais
Os músculos faciais são dinâmicos, fazem a pele esticar e franzir. Partindo desta base, a Acupuntura trabalha para proporcionar a ação através de uma técnica dupla: de um lado, relaxar e "sedar" o músculo ou grupo dos músculos que estão contraídos; de outro, estimular ou "tonificar" os músculos relaxados de modo a restituir a situação de equilíbrio original.

Bolsas Sub-Oculares
Deficiência funcional renal é a causa da retenção aquosa localizada ao nível das pálpebras inferiores oculares. Na Acupuntura, normalizam-se pontos específicos que tonificam e regulam canais interligados aos acupontos. Onde o QI (energia) não circula livremente, surgem áreas congestionadas.

Olheiras
Aumento da vascularização inferior ocular, varia em intensidade, extensão, coloração e localidade. Na medicina tradicional chinesa tem relação com o pulmão, devido à deficiência funcional do sistema respiratório.
A Acupuntura em estética, neste caso, traz benefícios interna e externamente através da normalização do equilíbrio psicossomático global. Não dispensa o uso de cosméticos, muito pelo contrário, se alia a eles para alcançar seu objetivo.

Flacidez Facial
Diminuição e, em alguns casos, perda do tônus (estado de tensão muscular) das camadas da pele (derme e hipoderme) e músculos faciais. Apresenta uma diminuição do tecido adiposo, e provoca lacunas por causa do seu desaparecimento em determinadas regiões.
O tratamento é realizado pontualmente, localizado, e quando existem vários pontos a serem aplicados divide-se por sessões. O tratamento sistêmico seda e tonifica determinados pontos.

Couperose - Vermelhidão facial
É uma inflamação das glândulas cutâneas da face, notadamente na região nasal e paranasal, caracterizada por dilatação dos vasos capilares, ocasionando vermelhidão difusa das áreas afetadas. O tratamento com Acupuntura é apenas sistêmico, junto com dermocosméticos.

Acne
A pele na medicina oriental é um órgão relacionado com o "metal", suas alterações estão ligadas ao bom funcionamento energético do intestino grosso e, eventualmente, do pulmão e do fígado. É uma patologia cutânea que se relaciona com alterações hormonais, transtornos digestivos e distúrbios psicossomáticos. Tende a aparecer nas regiões mais oleosas da face, tórax e proximidades dos membros inferiores e superiores.

Hipercrômias cutâneas - Manchas
Caracterizada por aumento da pigmentação da pele em áreas do rosto e do corpo, provocada por diversas causas. Pode ter relação com disfunções hormonais, hepáticas ou renais. O tratamento com Acupuntura é sistêmico e se complementa com o estético.

Celulite
Consiste numa infiltração hídrica (água, linfa, etc.) dos tecidos em geral, sob ação localizada, e leva à distensão de áreas da derme e da hipoderme, que se transformam em verdadeiras lacunas - cujo tamanho é limitado pelos feixes de colágenos e pelos nódulos do tecido adiposo. O tratamento com Acupuntura complementa-se com o reequilibrio energético do paciente realizado através dos métodos tradicionais básicos de Acupuntura, após avaliação geral.

Ptose de Mama
É quando o posicionamento das mamas está abaixo dos padrões prévios, causado por influência de diversos fatores. As mamas são órgãos pares, simétricos, localizados na parede anterior do tórax, subcutâneos e apoiados sobre os músculos peitorais.
Por serem constituídas por varias glândulas, lóbulos, ductos e tecidos, as mamas sofrem estímulos e repressões hormonais, alguns constantes, outros periódicos ou cíclicos, que são responsáveis por modificações de sua forma, tamanho, volume e localização.
Deve-se levar em consideração também o contexto anatômico da mama, por ser subcutânea e estar completamente isolada, tanto da pele quanto dos músculos subjacentes, e de não possuir qualquer sistema ligamentar ou suspensor para que se mantenha em posição.
O que a Acupuntura pode fazer?
As técnicas ajudam a minorar alguns casos de ptose mamária. Mas, em primeiro lugar, é importante fazer uma avaliação rigorosa que vai verificar a extensão e gravidade do problema. No caso de pacientes com ptose mamária acentuada, devido a falências anatômicas, volume exíguo ou excessivo da mama, a Acupuntura não serviria como primeira opção: o recomendável é encaminhar ao cirurgião plástico para que ele aconselhe qual a melhor conduta a ser seguida.

Vício alimentar e obesidade
O vício alimentar é uma condição generalizada, isto é, comer demais habitualmente, e não uma preferência exagerada por certos alimentos. Dietas e exercícios são fundamentais para a redução de peso mas a Acupuntura pode ajudar de várias formas, promovendo uma sensação de bem-estar que reduz a alimentação compulsiva, melhorando o metabolismo geral e aumentando a força de vontade e determinação.
Na Acupuntura, os pontos dependerão das causas subjacentes dos problemas, é indicado geralmente, uma série de dez, ou mais tratamentos, em intervalos de quatro a sete dias, juntamente com orientação geral, aconselhamento e dieta específica, e deve resultar na redução de peso, como também na diminuição dos hábitos de alimentação compulsiva.

SILMARA SULAMITA BRAMBILLA
Fisioterapeuta e articulista do site
www.busqueharmonia.com.br
Especialista em Acupuntura pela ABBIO (Associação Brasileira de Bioterapeutas)
R.P.G (Reeducação Postural Global) - método Souchard
Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional - Universidade Cidade de São Paulo
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=12564154483108927145
silmara@busqueharmonia.com.br

silmarasulamita@hotmail.com

SÃO PAULO/SP

Nossos agradecimentos à ELIANE DORNELLAS, coordenadora do site www.busqueharmonia.com.br

Fotos: www.sxc.hu e www.busqueharmonia.com.br
Foto/topo: Edição de arte a partir de imagens de www.sxc.hu e LULU SIMÕES, que mora no Reino Unido e será mamãe em 2009


Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.