Argilaterapia: os mistérios e a simplicidade de uma cura natural

Entrar em contato direto com a terra sempre é uma experiência intensa e misteriosa. Médicos como Hipócrates, considerado o pai da medicina, recorreram aos poderes terapêuticos da argila. Nos tempos atuais, a Argilaterapia ressurge nos meios holísticos como técnica de reforço nos cuidados estéticos, refrescando e tonificando a pele, mas vai além, bem além. A terra está viva e possui toda a memória do universo, assim como nossos ossos e nossas células. Entrar em contato com ela facilita o acesso às nossas próprias memórias, estimulando-nos em um processo de transformação e cura em todos os níveis. É o que nos conta a especialista Giovanna Lamaita, que coordena workshops e cursos na arte da cura pelo toque sensível, amoroso e consciente.

As civilizações antigas já conheciam as propriedades curativas e terapêuticas da argila, mas nunca os benefícios estiveram tão em evidência como agora. Além de seu poder rejuvenescedor - o que faz com que o produto seja muito empregado pela medicina estética - a argila também pode ser utilizada no combate e prevenção de vários males, de uma simples inflamação de garganta a doenças crônicas, como a hipertensão.
Esteticamente, o produto pode ser utilizado para clarear pelos e manchas, combater estrias e acne, reduzir medidas e até eliminar edemas e inchaços.

Hipócrates ensinava a técnica aos discípulos - A terra tem sido um dos agentes da natureza mais utilizados para fins terapêuticos e também estéticos desde a antiguidade, tanto pelos homens quanto pelos animais.
Entre os povos de regiões quentes da China, Índia, Egito e América do Sul era comum praticar-se a geofagia - comer a terra - com o objetivo de combater a prisão de ventre, bem como prevenir qualquer tipo de problema do sistema digestivo.
Podemos, inclusive, observar crianças e animais que comem terra na busca de nutrientes que seu corpo precisa para combater vermes. Do mesmo modo, algumas mulheres grávidas têm o desejo de comer terra pois, inconscientemente, sabem que seus corpos necessitam destes nutrientes.
Célebres médicos como Hipócrates (considerado o pai da medicina), Avicena, Averrois também utilizavam e ensinavam a seus discípulos o uso desta poderosa ferramenta de cura natural que é a argila.
Estes benefícios se dão em função da argila possuir partículas microscópias, o que lhe confere um elevado poder de absorção de toxinas e calor. Além disso, por possuir elementos químicos semelhantes aos do nosso corpo (silício, alumínio, cálcio, ferro, potássio, magnésio etc), possui propriedades anti-inflamatória, cicatrizante, desintoxicante, absorvente e outras.

É também uma prática bastante difundida nos tempos atuais como um poderoso auxiliar em tratamentos estéticos por auxiliar no combate à acne, refrescar, tonificar, descongestionar e acalmar a pele, além de ajudar no clareamento de manchas.

Contato acessa nossas próprias memórias - Existem vários tipos de argilas, como as verdes, brancas, vermelhas e amarelas. A mistura barrenta, muito utilizada nas olarias, tem ação cicatrizante, esfoliante, antiinflamatória, revigorante, relaxante, rejuvenecedora, bactericida e hidratante.
A aplicação da argila pode ser feita diretamente na pele ou por cima de um tecido do tipo gaze ou fralda de pano. Antes de adquirir o produto, é preciso verificar se ele está livre de toxidade. Cada aplicação pode durar entre 20 minutos a uma hora, dependendo da necessidade. No início de qualquer tratamento, é interessante que as aplicações sejam feitas diariamente, sempre com orientação de um médico ou terapeuta especializado.
Na hora do preparo dos emplastros, é preciso saber qual a temperatura indicada para cada região. Além disso, o vasilhame empregado é fundamental. Deve-se evitar material plástico e de metal. Mas a argila também pode ser ingerida.
Mas a argila vai muito além do processo de cura do corpo físico, pois a terra está viva e possui toda a memória do universo, assim como nossos ossos e nossas células. Este contato com a Mãe-Terra realizado através da argila facilita, portanto, o acesso às nossas próprias memórias, estimulando-nos em um processo de transformação e cura em todos os níveis.
O contato com a argila nada mais é do que um contato com o nosso próprio yin, com a "energia feminina" presente em todos os seres, sejam eles mulheres ou homens. Trabalhar com argila nos ajuda a flexibilizar e a retomar potencialidades inerentes a todos os seres humanos, como amorosidade, humildade, afetuosidade, simplicidade.
A argila nos ajuda a estarmos ligados à Terra, o que, para Alexander Lowen (criador da Bioenergética), é estar ligado às realidades básicas da vida, ao próprio corpo, à própria sexualidade, às pessoas com as quais o indivíduo se relaciona. O indivíduo está ligado a essas realidades na medida em que estiver ligado à terra.
Segundo Lowen, "a mãe é a nossa Terra individual, assim como a Terra é a nossa mãe universal". É através deste conhecimento que a Argilaterapia ressurge, nos tempos atuais, como uma alternativa de cura do corpo e da alma.

GIOVANNA LAMAITA
Graduada em psicologia pela FUMEC/MG, com formação em Dinâmica de Grupo, Massagem Ayurvédica, Argilaterapia, Reiki 3, Leitura Corporal, Shiatsu e outros
Atualmente dedica-se a facilitar workshops e cursos na arte da cura pelo toque sensível, amoroso e consciente, como Argilaterapia, Massagem Ayurvédica e Zen Shiatsu em várias cidades no Brasil
Realiza também atendimentos em São Paulo e Belo Horizonte
giolamaitta@hotmail.com
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=32332540

BELO HORIZONTE/BH


Fotos: arquivo pessoal

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.