A beleza não é um fato em si: é um valor

Adriana Ramos começou a atuar como modelo nos anos 90, quando venceu o "Garota Verão Pepsi". Mais adiante foi "Garota Verão da Praia do Cassino", fez comerciais de tevê e campanhas publicitárias em rede nacional. Atualmente atua em convenções e feiras, e é publicitária. Ela nos dá seu depoimento de como vê a beleza em si, e de como são para ela o melhor e o pior de exercer a carreira.

A beleza pra mim não é apenas um fato em si: é um valor. E um valor muitas vezes atribuído. Bela pode ser a mulher que quer o bem. A afetividade, as emoções podem atenuar, criar ou destruir belezas.
Beleza não é mensurável. O conceito varia no tempo e no espaço, histórica e geograficamente. Os valores "não são". Eles "valem"... O que é bonito para uma pessoa, pode não ser para outra da mesma idade, sexo e cultura.
A vida de uma modelo eu vejo como uma vida de grandes prospecções, mas também de imprevistos, pressão, medo e alegrias. Seu corpo e sua mente tendem a adaptar-se para enfrentá-los. Quando se entra, é tudo novo, gigantesco e fascinante.

Beleza é necessária, sim... mas não é suficiente, e você já deve ter percebido. Para viver bem, trabalhar e para ser feliz, você precisa se gostar, se amar, ser sua melhor amiga. Ter confiança em si mesma, precisa ter equilíbrio emocional e a cabeça no lugar.

Se você deseja seguir esta carreira, quando for a um casting faça sem arrogância, mas com confiança, e passando aquela mensagem de "eu sou capaz".

O melhor e o pior - O melhor da carreira é o poder viajar, conhecer pessoas, culturas diferentes, hotéis, alcançar a independência financeira... Ficam as amizades ao longo do tempo desse trabalho.
Mas, como tudo não são flores, tem o outro lado o que não é tão legal. Paradoxalmente, é ter que viajar sozinha desde cedo e ter que tomar decisões precocemente. Pesa também ser avaliada unicamente pela aparência, justamente na idade em que, muitas vezes, nos sentimos mais desconfortáveis com ela - além do fato que, enquanto algumas pessoas te enchem de elogios, outras acabam contigo em três palavras. O assédio também é uma coisa que temos que saber lidar, para não termos maiores problemas.
Enfim, tudo isso é muito fascinante, eu adoro todo esse glamour. Espero, sinceramente, que algumas coisas mudem para que caiam certos tabus que até hoje, infelizmente, ainda existem na nossa profissão.

ADRIANA RAMOS
Publicitária e Modelo
arsiddhi@yahoo.com.br
PORTO ALEGRE/RS


Fotos: arquivo pessoal

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.