O eterno sonho de ser modelo

Sonhos são sonhos. Muitas meninas sonham em ser modelos. As gerações passam e o sonho permanece...
Absoluta pediu depoimento a quem tem experiência nesta área. Mensageiras da beleza, as modelos são pressionadas por padrões quase cruéis da cultura e da mídia, e vivem de muita batalha, lugares distantes, solidão, rejeição e competição duríssima, como alerta aqui Cristianne Peixoto, ex-integrante da Agência Ford Models.


Mais para a direita. Muito. Levanta a cabeça. Bom. Click. Para a esquerda. Devagar. Só o corpo. Olhando para a câmara. Click. Muito duro. Relaxa. Click. Natural. Olho aberto. Sai da sombra. Mais para frente. Solta o rosto. Click. Mais de perfil. Não… Agora sim. Click.
Ficou melhor de frente ou de perfil? Estúdio ou externa?
Ah, essa vida de modelo...
Fama, flashes, beleza e glamour... Você com roupas deslumbrantes, conhecendo lugares e pessoas novas e, se tudo der certo, ganhando muito dinheiro... Para muitas é um apelo irresistível - e, para outras, justificável a qualquer preço... Quem um dia nunca sonhou em ser modelo?
Com muita dedicação e persistência, esse sonho pode se tornar realidade. Mas não é só isso, o sucesso depende também das suas medidas, da sua idade, do seu tipo físico e personalidade.
O mundo da beleza nos impõe uma figura longilínea, jovem, perfeita. A pressão social para atingir esse ideal é tão forte que leva milhões de mulheres, do mundo inteiro, a recorrerem à cirurgia plástica ou gastarem fortunas com cosméticos. Afinal é um mundo fascinante, o belo fascina.
O que isso deve fazer nas cabeças das pessoas que não são um modelo de estética? Aquelas que possuem uns quilinhos a mais ou não nasceram privilegiadas com um perfil grego...
É fato. Modelo tem que ser magra. Pelo menos nas passarelas e para satisfazer aos desvaneios dos estilistas. A profissão é bastante concorrida, fazendo com que milhares de modelos vivam escravas de dietas rigorosas, e até mesmo de lipoaspiração.
É uma carreira de muita batalha, lugares distantes, solidão, rejeição e competição dura.

A cada dia, no mundo das modelos, aumenta o número de pessoas que têm anorexia nervosa. Uma das possíveis causas que estimulam modelos a serem tão rigorosas com o próprio corpo é, justamente, a concorrência no mercado de trabalho, o que leva muitas delas a se submeterem a perigosos regimes. E o que é essa competição? Ser melhor do que a outra. Nesse mundo, se você não for boa, a outra pode ser melhor.

Os sonhos sempre valem a pena - O melhor então é se preparar, obter noções de passarela e poses para fotos, inclusive existem cursos para modelos e manequins que, além de tudo, ensinam boas maneiras, dicas de como se comportar em ocasiões especiais, como em um evento ou jantar. Tratam também da postura ética que uma modelo deve ter para fazer sucesso. Uma profissional deve se preocupar com a imagem dentro e fora das passarelas. Nada de andar desarrumada ou fazendo noitadas, são atitudes que fazem "queimar o filme". Ter disciplina sempre, está é uma regra básica para alcançar o sucesso.
Não esquecer também de um bom book fotográfico pois realmente é necessário. Invista em um fotógrafo e um profissional de maquiagem de qualidade para o trabalho sair completo.
Um book abre portas. Ele é seu cartão de visitas. É por meio dele que, produtores de revistas e publicidade, estilistas, clientes de moda e beleza avaliam o potencial, a fotogenia e a desenvoltura da modelo frente às câmeras. Além do mais, você não deve contar apenas com um estilo de foto. É preciso variar as poses, lugares, roupas, estilos, olhares, movimentos.
É seu book fotográfico quem vai vender a sua imagem e garantir, por exemplo, a seleção para um desfile, um editorial de moda ou mesmo um filme publicitário. É a forma de ingressar no mercado de trabalho. O book fotográfico é um instrumento de grande importância para qualquer modelo que queira destacar-se ou ingressar no mercado de publicidade em geral, até mesmo para modelos de passarela.

Entrei nesse mundo não tão jovem, lá pelos trinta, e por hobbie, não sofri com competições nem exigências tão duras. Fiz meu book, tive aula de etiqueta, postura e até interpretação, aprendi a chorar. Tive que passar por testes também, e fui escolhida. Quem não precisava disso como sustento, como eu, aproveitava cada momento, uma experiência gratificante: tudo é belo... você é linda... e ao seu redor também.

Você pode e precisa ser boa, mas não precisa deixar de comer ou estar 100% todos os dias. De qualquer maneira, tem que gostar, tem que haver entrega, dedicar-se à profissão-hobbie, mesmo que seja só pelos fins-de-semana. Pois as pessoas estão ali apostando no seu potencial e elas querem retorno.
Acordava cedo nos finais de semana para ir para as gravações. Sacrifício? Não, puro prazer... Um dia inteiro de retoques de maquiagem, repetindo cenas, falas, poses, passarelas... Um cenário de fantasias realizadas...
Curtir cada momento, tudo me fascinava, como um sonho de criança. Posso dizer: valeu a pena. E se você pensa em entrar para vida de modelo, se é seu sonho, vá em frente pois os sonhos sempre valem a pena.

CRISTIANNE PEIXOTO
Engenheira de Dutos
Ex-integrante da Agência Ford Models - Porto Alegre
cristianne.peixoto@bol.com.br
RIO DE JANEIRO/RJ


Fotos da autora

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.