Olha a postura aí!!

Pequenos descuidos e maus hábitos de postura podem detornar a sua coluna, sabia? Pra ficar retinha e elegante, não use apenas salto alto, alterne com com sapatos baixos, não deixe que o corpo "acostume" com o salto.
E muito cuidado com a bolsa: a melhor é do tipo "mochila" pois distribui o peso, sem forçar sempre o mesmo lado. Os outros modelos devem ser evitados e, quando necessário, alternar sempre o lado que se carrega a bolsa.
Ao caminhar, lembre de não deixar os ombros caídos, nem seios e bumbum excessivamente empinados. Este tipo de postura também gera desvios e alterações no futuro.
Essas e outras dicas, e também exercícios que você pode fazer em casa, quem nos dá é a fisioterapeuta Cinara Klein. Te liga aí!



Os cuidados com a Postura Corporal devem iniciar na infância, servindo como um método de prevenção para possíveis problemas no futuro, gerados por uma postura corporal inadequada. Nesta fase é muito importante estimular a criança a ter consciência de seu próprio corpo. Posteriormente, na adolescência é mais difícil, pois é nesta fase em que se fica mais suscetível a projetar na postura dúvidas quanto à auto-imagem e aceitação.
Atualmente, já existem equipes de profissionais da área da saúde que atuam nas escolas, orientando pais e alunos com dicas muito importantes para uma postura correta.
As dicas englobam:

:: Tipo de mochila ideal;
:: Peso da mochila;
:: Transporte da mochila;
:: A maneira correta de sentar-se na cadeira em sala de aula e em casa.

Existem várias alterações posturais e problemas de coluna que podem ser causadas por maus hábitos posturais adquiridos desde a infância. Estas alterações são conhecidas como:

:: Hiperlordose lombar: chamamos de lordose a posição côncava, ou seja, a curvatura normal da coluna lombar. A hiperlordose é o excesso de concavidade, aumento da curvatura normal;
:: Hiperlordose cervical: o excesso de concavidade é na região cervical da coluna;
:: Hipercifose: é o aumento da curvatura da região dorsal. Esse aumento promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo;
:: Escoliose: a escoliose é um desvio lateral da coluna vertebral. Pode ser de origem idiopática (causa desconhecida), congênita, ou causada por doenças neuromusculares, traumas e má postura;
:: Costa plana: desequilíbrio causado pela retificação das curvaturas normais da coluna.

As alterações e desvios da postura podem aparecer interligados, ou seja, como forma de compensação. Um exemplo é a hipercifose, geralmente acompanhada de hiperlordose cervical, porque projeta a cintura escapular para frente, afetando a cabeça que se inclina também provocando a hiperlordose cervical compensatória.

Acho importante salientar que, com pequenos cuidados no dia-a-dia, pode-se prevenir essas alterações posturais. Através do desenvolvimento da consciência corporal, é possível corrigir a postura em diversas situações da vida diária. Podemos começar com o ato de dormir bem, para o que necessitamos, além de paz e tranqüilidade, de um colchão e travesseiros adequados à estrutura do nosso corpo. Atualmente, existem lojas especializadas que fabricam o colchão e o travesseiro de acordo com a necessidade do cliente.

Nas atividades diárias, devemos ter total consciência da postura corporal e da maneira na qual movimentamos nosso corpo. Devemos procurar manter o abdome contraído (prevenindo a hiperlordose lombar). O peito deve estar aberto e os ombros relaxados sem projeção para frente. O queixo paralelo ao solo. O nosso olhar deve estar alinhado no plano horizontal, inclusive na frente do computador, pois ajuda a alinhar a postura. Ao sentar, é importante manter a curvatura da coluna, sentando sobre os ísquios (dois ossos localizados na região dos glúteos), alinhando as coxas na horizontal com flexão dos joelhos e região plantar dos pés encostadas no chão, formando um ângulo de 90°. Para levantar objetos pesados, devemos manter o quadril encaixado, flexionando os joelhos, sem inclinar a coluna para frente, segurando o objeto bem próximo ao corpo e levantar-se mantendo a coluna ereta.
Existem certos hábitos para os quais devemos ter cuidado, o uso de salto alto, por exemplo, propicia o aumento da curvatura lombar, por isto deve ser evitado e alternado com sapatos baixos. Não podemos deixar que o corpo "acostume" com o salto.
Outro acessório que se deve ter atenção é a bolsa - parceira inseparável. As indicadas são aquelas de modelo "mochila", que distribuem o peso, sem forçar sempre o mesmo lado. Os outros modelos devem ser evitados e, quando necessário, alternar sempre o lado que se carrega a bolsa. Ao caminhar, devemos sempre lembrar de não deixar os ombros caídos, nem seios e bumbum excessivamente empinados. Este tipo de postura também é responsável por desvios e alterações no futuro.

Indico alguns exercícios que podem ser realizados diariamente, em casa mesmo, para manter a coluna saudável:
:: Sentada sobre os ísquios, com o abdome contraído, fazer movimento de rotação lateral com a cabeça. Na mesma posição, fazer movimento de flexão e extensão com a cabeça.
Fazer 10 repetições de cada. Em seguida, alongar a musculatura trabalhada, ficando nas mesmas posições por cerca de 20 segundos.
:: Deitada com os pés no chão, joelhos flexionados, contrair os glúteos e relaxar, projetando o quadril para cima (frente). Fazer 20 repetições.

:: Fazer exercícios para o abdome também ajuda a fortalecer a musculatura da região, facilitando uma boa postura. Não esquecer de alongar as regiões trabalhadas.


A boa postura é aquela em que, no plano frontal, as diferentes linhas (como pupilas, mamilos, ossos estilóides, cintura escapular e pélvica) encontram-se alinhadas na horizontal. As partes do corpo devem estar em harmonia na posição estática e em situações dinâmicas. Uma postura corporal correta é o resultado da capacidade que os músculos, ligamentos e cápsulas articulares têm de suportar o corpo ereto sem esforço nem desconforto. Em casos de alterações na postura, pode ser necessário um trabalho de Consciência Corporal através de práticas como RPG, Yoga, Pilates e também outras atividades como dança e ginástica que, se bem trabalhadas, podem ajudar significativamente.
Além de saudável, a boa postura é esteticamente apreciável, pois o corpo alinhado transmite confiança, segurança e atitude!


CINARA KLEIN
Fisioterapeuta, Bailarina e Estilista de trajes de Dança do Ventre
www.cinaraklein.com.br

www.portaldoventre.com.br
cinaraklein@hotmail.com
PORTO ALEGRE/RS



Fotos: www.scarolina.facebook.com e Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.