Massagem estética: o que ela faz na prática

Cada ser é especial e único, e seu organismo reagirá de forma muito pessoal. Mas procedimentos estéticos via massagem podem atacar direto a famosa celulite com bons resultados, variando então de pessoa para pessoa, e também com relação à freqüência de sessões. Como reforço, ainda, hoje em dia dispomos de uma variada linha de produtos para acelerar a circulação e queimar calorias, aplicados durante a massagem. Colaboram também as vertentes holísticas, como terapia floral, reiki e aromaterapia.
Especialista na técnica, a terapeuta corporal Maria de Fatima Sortica nos dá várias dicas concretas.


Existem muitas técnicas modernas para ajudar a beleza da mulher. A massagem - em todas as suas modalidades e incluindo a massagem estética - é uma forte ferramenta que facilita a obtenção de vários bons resultados. Estas técnicas em si ajudam as pessoas a se sentirem e a viverem melhor, incluindo pessoas de todas as idades, mas a beleza física também pode ser influenciada diretamente por este canal.
Nos procedimentos estéticos, ajudamos a evitar e corrigir a celulite e reduzir medidas pela repetição do estímulo e da drenagem das toxinas para fora do sistema. A massagem estética concentra a atenção (embora se possa fazer isso em total relaxamento) a fim de ativar a circulação e estimular a desconstrução das fibrosites que todas temos, devido ao estresse.
Mas também é uma oportunidade de usarmos produtos específicos para acelerar o processo, temos excelentes linhas de cremes e óleos para isso, além de géis redutores.
Para uma resposta pronta, contudo, é importante que se insista por tempo indeterminado (depende de cada pessoa) pois a repetição ajuda a somar benefícios.
Incluindo as crianças, os benefícios relaxantes ainda se agregam e todos os efeitos neurotônicos se mantém. A diferença das técnicas estéticas é focar tempo e repetição nos pontos mais frágeis da mulher, que em geral ficam nas pernas, quadris e abdome. Quando focamos a atenção no corpo com a massagem estética, é bom que saibamos que iremos precisar de mais tempo no investimento.

A resposta depende de cada pessoa, é um processo sempre muito personalizado mas, por certo, uma pessoa que queira respostas maiores em menor tempo terá que se submeter às técnicas ao menos por três vezes cada semana e por alguns meses. Com esta freqüência, a redução se faz pela insistência e pela repetição dos mesmos movimentos nos mesmos lugares, além da drenagem de maior quantidade de toxinas. Mas, se fizermos por duas vezes na semana, a resposta será um pouco mais lenta mas também garantida.

Quando a pessoa tem (o que é bem comum hoje em dia) pouco tempo, o tratamento pode ser feito uma vez por semana. Demora mais para que a pessoa veja os resultados mas eles chegam. De qualquer forma, o melhor que se pode fazer é cuidar sempre da estética e, assim, com apenas uma vez por semana se consegue uma constante boa aparência e não apenas quando o verão chegar.
Em geral, as sessões são sempre de uma hora e massageia-se todo o corpo independente da queixa localizada. E é bem comum que na primeira vez se trabalhe por duas horas.

O belo suporte dos produtos - O maior diferencial desta vertente de massagem, além da insistência nas áreas mais afetadas, são os produtos específicos para estética. Eles estimulam mais a circulação naqueles espaços escolhidos para redução ou para trato da celulite. É bem comum usarmos os géis frios, que fazem uma camada gelada estimulando que o organismo acelere a circulação para aquecer o local e isso faz com que queime mais calorias também. Alguns produtos atuam aquecendo e deixando um leve rubor local por alguns minutos mas a idéia é a mesma: acelerar a circulação e queimar calorias.

Todos os produtos podem, por exemplo, ser enriquecidos com a atuação dos florais (a seleção deles é sempre personalizada pois para cada pessoa a causa emocional que a faz mais ou menos necessitada de ajuda nessas áreas é muito variável) e/ou também com óleos essenciais, que aceleram todo o processo.

A massagem associada à terapia floral, reiki, aromaterapia e cromoterapia intensifica a atuação. O reiki, por exemplo, usado durante todos os tratamentos, faz com que o sistema nervoso se equilibre e a pessoa se mantenha mais e melhor relaxada (muitos depoimentos de belas pessoas famosas sobre seus tratamentos de saúde, indicam um ser mais feliz, menos doente). Na relaxação, a pessoa tende a permitir-se menos passível de reter líquidos e toxinas em seu corpo, diminuindo a necessidade dos tratamentos.
Quem ainda não experimentou, deve fazê-lo. Certamente se sentirá muito bem.


MARIA DE FATIMA SORTICA
Terapeuta Corporal e Vibracional, Motivadora para Qualidade de Vida e Mestre Reiki
shambalarainbow@hotmail.com
Coordenadora da Clínica Shambhala Rainbown
PORTO ALEGRE/RS


Fotos: www.sxc.hu

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.