Guia básico para deixar os cabelos em dia

Cabelos em geral são muito paparicados, e não é a toa pois formam a moldura do rosto e podem mudar completamente o impacto de nossa marca pessoal conforme o layout que inventarmos.
Acompanhe aqui uma série de orientações com relação a cuidados básicos, sendo que muito deles podem ser feitos em casa.



Pontas duplas
As pontas são a parte mais sensível do cabelo. As pontas duplas surgem quando a estrutura do fio está fragilizada, causadas por vários razões. Entre elas, por uso de produtos químicos (tinturas e descolorantes), por alisamento ou permanente, por falta de proteínas e vitaminas na alimentação, por excesso de exposição ao sol e ressecamento.
Para resolver a questão, só cortando os cabelos; de preferência, uma vez por mês, tirando, aproximadamente, dois centímetros. Mas há como prevenir:
:: Faça hidratação uma vez por mês.
:: Utilize filtro solar antes de se expôr ao sol.
:: Use reparadores de pontas e produtos "leave-in", que ficam no cabelo e melhoram o aspecto das pontas.

Cabelos secos
O que mantém os cabelos hidratados são o sebo e o suor produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, que revestem os fios. Alterações hormonais, processos químicos, sol, má alimentação e outros fatores dificultam a hidratação.
Quando a causa é hormonal, deve-se recorrer a um endocrinologista. Entretanto, há soluções mais simples:
:: Os cabelos devem ser lavados com água morna ou fria, três vezes por semana no máximo.
:: O xampu deve ser à base de detergentes suaves e substâncias que repõem a oleosidade.
:: Use condicionador sempre.
:: Use protetor solar antes de se expôr ao sol.
:: Use produtos finalizadores à base de silicone no cabelo úmido ou seco. A substância forma uma capa protetora.
:: Passe uma máscara hidratante uma vez por semana, após lavar o cabelo. Caso prefira, faça hidratação com um esteticista duas vezes por mês. São aplicados, geralmente, produtos com queratina e proteína, e usam-se vaporizadores que emitem calor e ozônio, para melhor absorção dos ingredientes.

Cabelos oleosos
Cabelos oleosos são determinação genética, mas alterações hormonais e estresse pioram o estado. Existem soluções para fazer em casa:
:: Não passe as mãos e evite escovar muito o cabelo, para não estimular a produção de sebo.
:: Lave o cabelo todos os dias em água morna ou fria, e com xampus à base de substâncias desengordurantes (hamamélis, jaborandi e castanha-da-índia).
:: Condicionador, só nas pontas. E evite os produtos "2 em 1".
:: Mantenha o secador a 15 centímetros de distância e na temperatura morna ou fria.
:: Tome bastante água diariamente, para ajudar a regularizar a produção sebácea.
Os esteticistas usam um tratamento à base de neve carbônica, que diminui a ação das glândulas sebáceas. São necessárias cinco sessões, e o resultado aparece imediatamente.

Cabelos tingidos
Para se fixar nos fios, a tintura muda a estrutura do cabelo por meio de substâncias agressivas (como a amônia e certos oxidantes) e deixa a camada externa fragilizada. Esse efeito acaba se "voltando contra o feiticeiro" porque, com o tempo, os pigmentos desprendem-se do fio. Resultado: em cerca de um mês, o cabelo fica desbotado. Isso ocorre mais facilmente em cores muito artificiais como o loiro-acinzentado e o vermelho, que não fazem parte dos pigmentos naturais. Fatores externos como o sol (que provoca oxidação da tintura) e o cloro aceleram o processo.
Algumas soluções para tentar manter a cor por mais tempo:
:: Utilize xampu e condicionador próprios para cabelos tingidos, que ajudam a fixar o pigmento no fio.
:: Aplique, diariamente, produtos finalizadores à base de silicone. Eles formam uma película protetora em torno da camada externa.
:: Use produtos para o cabelo com filtro solar antes de se expôr ao sol.
:: Em casa ou no salão, faça hidratação nos fios uma vez por mês para reforçar a estrutura.
:: Após vinte dias, aplique um tonalizante da mesma cor da tintura. Esse tipo de produto não contém amônia, e é feito à base de corantes artificiais que se fixam à superfície do fio, proporcionando brilho e realçando a cor. O efeito é temporário, dura de 12 a 24 lavagens.
:: Se o cabelo estiver muito manchado, a solução é retocar a tintura.

Queda de cabelos
Se a queda é acentuada, há algumas soluções que podem ser tentadas em casa:
:: Prefira água fria ou morna para lavar os cabelos, porque o calor dilata os poros e ativa a produção de sebo (que, em excesso, provoca a queda).
:: Se houver oleosidade excessiva, utilize xampus com substâncias desengordurantes (jaborandi, hamamélis, arnica).
:: Acrescente ao xampu ampolas de vitamina A para fortalecer o fio (à venda em farmácias).
Se nada disso resolver, procure um dermatologista. Caso seja detectada falta de nutrientes no sangue, é necessário adotar uma dieta balanceada. E, enquanto você ataca a raiz do problema, o dermatologista recorre a técnicas especiais para fortalecer o cabelo.
Esteticistas também podem resolver o problema: 20 minutos de massagem no couro cabeludo para melhorar a oxigenação local. Aplicação de loção preparada com plantas naturais ajuda a eliminar as células mortas e fortalecer os fios.

Caspa
Assim como as células da pele, as que formam o couro cabeludo se renovam constantemente. Quando isso acontece num ritmo muito acelerado, surge a caspa. Queda de cabelo, espinhas, coceira e vermelhidão podem acompanhar o problema, agravado por predisposição genética e estresse.
Algumas soluções bem simples podem ser seguidas:
:: Lave o cabelo diariamente com xampus específicos à base de sulfeto de selênio e de zinco, jaborandi e hamamélis.
:: No banho, utilize sempre água fria ou morna.
Se a caspa é abundante e acompanhada de feridas, coceira e queda, procure um dermatologista. O tratamento consiste na utilização de xampus com substâncias antiin-flamatórias.

DAIANA GOLÇALVES
Consultora Racco
daigoncalvesdai@hotmail.com
ARAÇATUBA/SP



Fotos: www.sxc.hu e www.worth1000.com

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.