Beleza é uma forma sagrada do ser humano existir!

Às vezes, quando se olha nas fotos, você pensa: nossa, mas que cara esquisita!! Ou se pergunta em silêncio: será que sou assim mesmo?
Mas pense bem: “assim mesmo” como?
Sobre percepções assim nos fala Marcia Simões Lopes, estudiosa e praticante da Cura Nativa. Em 2007, lançou seu primeiro livro, “Águia Dourada Que Canta”, onde conta sobre seus aprendizados quando trilhou o caminho do curador interno, orientada pelo Mestre xamã Sthan Xanniã, dentro de uma Roda de Cura. As imagens que desta matéria são de Rodrigo Prieto Mariano Ecosss
, que ilustrou a obra.

"Aliás, ao iniciar o trabalho de aumentar as vibrações, as pessoas mais velhas geralmente progridem mais que as jovens, em parte porque já aprenderam a enxergar além das distrações e ilusões do mundo material, onde as alegrias são tão passageiras quanto as folhas secas à mercê do vento. Sabem que as verdadeiras recompensas da vida se encontram não fora, mas no mundo que existe dentro delas."
A Fonte da Juventude, de Peter Kelder

Providencial uma pauta sobre a Beleza!
Às vezes, quando eu me olho nas fotografias, exclamo para mim mesma: nossa, mas que cara esquisita! Ou, me pergunto, será que sou assim mesmo? Assim mesmo como? O que há de estranho na minha sensação quando me vejo nas fotografias? Mas afinal, o que é "Beleza"?
E então mergulho no meu profundo, buscando a compreensão das minhas sensações... momento quando me é revelado o sentido da Beleza, da Beleza que por vezes não reconheço nos traços da minha imagem.
Percebo que Beleza é uma emoção... muito além da compreensão daquilo que os nossos olhos podem alcançar! Ela nasce do esplendor da luz divina e é sentida no coração, na alma de quem por ela é tocado.

Um cego entende o sentido da beleza. Não a vê. Sente! Seu olhar é voltado para dentro de si e, por isso mesmo, seus valores são outros, diferentes dos que os olhos enxergam. E eu me pergunto: para o deficiente visual, o que é Beleza?

Neste mundo distante da essência humana e divina, distante dos ciclos naturais do Universo, um mundo onde predominam os valores materialistas, a Beleza é acolhida de forma desumana, vista como uma vitrine de pré-conceitos e exigências criados por uma sociedade de consumo, em que nós seres humanos há tempos estamos aprisionados. Muitos se sentem excluídos da sociedade por não corresponderem às expectativas dos padrões de Beleza ditados pelos valores sociais. Esse modo de vida urbano, ocidental, tem sido a causa do surgimento de várias doenças.
Para mim, Beleza é uma forma sagrada de existir! Para que você possa entender esse conceito, explico. No início de tudo, anterior ao surgimento de qualquer religião e de qualquer forma organizacional de poder, havia os animistas. Vou aqui chamar o animismo de filosofia... Os animistas entendiam o movimento do universo da seguinte maneira: acreditavam que tudo que é vivo, visível ou não, está conectado com o "todo" ...uma grande teia de aranha unindo todas as formas de vida, formando o “holo”, coeso, nos tornando um!
Os ancestrais já diziam lá atrás que somos parte de um todo, que tudo que existe no Universo está contido em nós.

As leis do Universo deram origem à estética da vida - O Projeto Genoma, que fala da questão do DNA, mostra que até a ameba faz parte do nosso sistema... e hoje a ciência conseguiu determinar isso. Os antepassados já sabiam, porque viviam conectados com o “holo”, sentindo e entendendo as vibrações do universo!
Em 2004, no Fórum Cultural Mundial, Jeremy Narby, antropólogo, nos informou que "50% dos genes contidos em uma banana possuem equivalentes no genoma humano", claro que isso não significa que sejamos meio-bananas! "Com chimpanzés", prossegue, "a similaridade genética é de 99%. A biologia molecular como um todo é uma demonstração da nossa semelhança para com as demais espécies. Os povos animistas e xamânicos do mundo têm sido destacados por esse parentesco por milênios, enquanto a biologia contemporânea apenas começou a descobrir sua manifestação física."
Einstein falava da relatividade, do poder que as partículas têm de se subdividirem, o que significa que o DNA de alguém aqui pode estar em vibração com o DNA de algum ser ali... É uma questão vibracional!

Os animistas diziam que para cada ser havia um deus, então havia um deus para as montanhas, um deus para os rios, um deus para as árvores, para os humanos e por ai vai... E essa grande orquestra era regida por um maestro, o Criador.
Essa compreensão do Universo por parte dos ancestrais precede ao surgimento de qualquer ordem, de qualquer lei de valores religioso, social, político, ético e estético.
Havia, assim, nessa observação da Natureza por parte dos ancestrais, o conhecimento das mudanças internas e externas que ocorrem no universo; de seus ciclos, da manifestação circular da vida, e esse movimento era respeitado e utilizado no planejamento da agricultura, na cura das enfermidades que a medicina dos solstícios e equinócios oferecem quando ocorrem os ápices de energia, também nas orações de poder, nas celebrações dos ritos de passagem ... Esse conhecimento trouxe ao ser humano a oportunidade de viver harmoniosamente com a energia Universal, vivendo e sentindo a tudo que está ligado, em ressonância com todos os seres vivos.
Bom, mas o que isso tem a ver com "Beleza"? É justamente o que eu quero dizer : as leis do Universo deram origem à estética da vida!
Baseado nas observações, o ser humano organizou para si um modo de vida com regras e valores sociais, éticos, enfim, onde era possível a convivência de forma holística, trazendo saúde, amor e paz a todos! E é essa forma de viver, o princípio do conceito de Beleza!
Beleza é harmonia!.. É a sensibilidade, a verdade do espírito, o princípio divino. Beleza é uma estética, e estética, palavra que vem do grego, significa percepção, sensação.
A natureza, com seus ciclos de energia, gera o equilíbrio necessário para que a vida na Terra prospere. À cada estação do ano, a Terra nos dá os minerais que nosso organismo necessita. A Natureza é inteligente e sábia, e nos ensina a forma sagrada de vivermos em harmonia com todos os seres vivos.
Beleza é uma forma sagrada do ser humano existir!

MARCIA SIMÕES LOPES
Jornalista, estudiosa e praticante da Cura Nativa
http://ma_lopes.blog.uol.com.br/
ma_lopes@uol.com.br
SÃO PAULO/SP


Ilustrações:
Rodrigo Prieto Mariano Ecosss

ecoxaman@hotmail.com

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.