A Beleza nos Mitos Celtas

A beleza moderna sabemos bem como é...
Mas como os povos antigos elaboravam e expressavam sua beleza? Fomos perguntar a uma experiente estudiosa da cultura celta. Valéria Gonçalves, idealizadora do site Templo de Avalon, nos traz um retrato detalhado da mitologia dos celtas, que incluía vários arquétipos amorosos mas também preparo do corpo para combates, que adotava inclusive ornamentos de rica joalheria, querendo transmitir sinais visuais de religiosidade e poder.



As primeiras referências que temos dos povos Celtas encontram-se na literatura grega datada por volta de 500 a.C. Eles habitavam uma vasta área geográfica, que incluía a França, a Espanha e se estendia até o Danúbio superior, na Europa Oriental. A palavra celta é derivada de "keltoi", que os antigos gregos usavam para denominar as tribos européias do norte.
Posteriormente, se dividiram em dois troncos principais, e podemos dizer que o primeiro tronco formado é, basicamente, o Gaulês ou Gaélico, encontrado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man. O segundo é o Bretão, encontrado em Gales, Cornualha e Bretanha, na Inglaterra.
Os celtas também introduziram a metalurgia do ferro na Europa, dando origem à Idade do Ferro, conhecida como as culturas de Hallstatt e La Tène, e por isto eram considerados grandes guerreiros. Apesar de nunca terem construído um império, sua cultura foi preservada e transmitida pela tradição oral através dos mitos e das lendas, principalmente os irlandeses.

Observamos que, em todos os mitos, é evidente a paixão e a valorização da beleza no preparo do corpo para os combates, passando pelos ornamentos de uma rica joalheria, que tinham por objetivo transmitir poderosos sinais visuais de religiosidade e poder, conservando, até os dias de hoje, uma identidade cultural céltica bem definida.

As lendas arturianas de outrora prometem a volta do Rei Artur e a restauração dos Celtas através do Romantismo e do Medievalismo, retratando o drama humano, os amores trágicos e os símbolos místicos. Os contos do mundo céltico são na maioria, do Ciclo de Ulster, antigo Ulaid, e estão graficamente preservados em vários textos, como no Mabinogion, que é uma coletânea de manuscritos escritos em prosa, no galês medieval, e nos costumes dos primeiros contadores de histórias irlandesas, conhecidos como bardos.
Estas histórias serviam como elemento de educação para os jovens da nobreza céltica, pois seus personagens heróicos forneciam um modelo de comportamento guerreiro, próprio para juventude da época. Contudo, os mitos também forneciam representações lendárias de personagens reais, cujos atos são tão marcantes que foram preservados tanto na poesia bárdica como na memória popular.

Os personagens que mais se destacaram no Ciclo Arturiano são:

- Rei Arthur: o lendário rei da Bretanha que unificou todo o reino. Em torno de seu reinado gira toda a trama do ciclo arturiano.

- Morgana: a meia-irmã de Arthur representa na lenda arturiana, a figura da Deusa Tríplice, a Senhora da morte, da ressurreição e do nascimento, incorporando a jovem e bela donzela, a vigorosa mãe criadora e a portadora da morte, aquela que leva Arthur de volta para Avalon, após o seu último combate.

- Merlin: o grande feiticeiro, o Druida Supremo dos gauleses do círculo da mitologia arturiana, que tinha grande habilidade para mudar de forma. Merlin era o senhor da ilusão, da profecia, da adivinhação, das previsões e dos ferreiros.

- Guinevere: a linda esposa do rei Arthur, conhecida, sobretudo, por seu amor a Lancelot, causando a rivalidade entre ele e Arthur.

- Lancelot: o mais famoso cavaleiro do rei Arthur, apaixonado por Guinevere, é pai de Galahad, cavaleiro que encontra o Santo Graal.

- Viviane: a Senhora do Lago em Avalon.

- Uther Pendragon: o pai de Arthur e rei antes dele.

- Igraine: a mãe do rei Arthur e de Morgana.

- Mordred: filho de Arthur e Morgana, representa as forças das trevas quando duela com o próprio pai.

Toda a beleza dos mitos arturianos e das lendas celtas se destacam na magia e na renovação de ideais há muito perdidos, mas jamais esquecidos dentro de nós... A Verdade, a Honra, a Justiça, a Lealdade, a Coragem e a Sabedoria, são até hoje princípios que todo o ser humano deve buscar em sua jornada espiritual, para viver num mundo mais pleno e equilibrado.
Que assim seja!

VALÉRIA GONÇALVES
Idealizadora do site Templo de Avalon http://www.templodeavalon.com
Formada em Educação Física pela Faculdade Fefisa de Santo André - SP
Especialização em Condicionamento Físico, Biodança, Ikebana, Arte Aplicada à Cor, ao Movimento e a Dança
Atua como Webdesigner para AG Empreendimentos
http://www.agempreendimentos.com
valeria@agempreendimentos.com
ITAPETININGA/SP





Foto/topo: Edição de arte a partir de imagens de http://pt.wikipedia.org

Detalhes ornamentos:
Jóias em ferro do período La Tène Rheinisches Landesmuseum, Trier na Alemanha
Torque em ouro do período Hallstatt Museu de Arqueologia Châtillon-sur-Seine, França

Referências bibliográficas:
GUEST, Lady Charlotte - The Mabinogion - Ed. Kinkley, 1887.
BELLINGHAM, David - Introdução à Mitologia Céltica - Ed. Estampa, 1999.

Nenhum comentário:

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.