Naturologia, Fitoterapia e Bioenergética a serviço da beleza

Beleza e harmonia podem ser acessadas por técnicas muito naturais, conectadas entre si.
É o que nos mostra a naturóloga Karine Stiegemeier, que desenvolve atendimento de estética e relaxamento agregando massoterapia, fitoterapia, florais e cromopuntura. A biomassagem atua como chave liberadora de energia e, na seqüência, aplica-se as abordagens naturológicas. Plantas, argila, cristais, água e outros elementos naturais funcionam como ponte para entrarmos novamente em contato com nossa natureza interna.


A prática da Naturologia (*) se aproxima muito do princípio essencial da prática Estética, onde ambas promovem um caminho para o "cuidar de si". Na sua essência histórica, a estética desempenha um papel importante no desenvolvimento e na manifestação da beleza e da harmonia nas pessoas. É um dos principais meios de evocar a força e de manifestar os potenciais interiores, individuais, que todos nós trazemos.
O Naturólogo parte dos fundamentos do holismo, acreditando, acima de tudo, que o corpo e a alma estão intimamente ligados, manifestando sempre o mesmo princípio. Ao desenvolver a beleza e a harmonia do corpo através do trabalho estético, associado à prática naturológica, também é gerada uma influência destas práticas na energia interior da pessoa, ou seja, na sua alma. Assim, viu-se nessa associação, o melhor meio de trabalhar o corpo tanto externamente como internamente, para enfim expressar sua beleza e a sua harmonia, de forma verdadeira e natural.
A beleza passa a ser um reflexo do estado interno, assim como a harmonia interna se expressa no seu estado externo. Cuidar do corpo é cuidar da alma - é manifestar os potenciais latentes que por muito tempo foram limitados, reprimidos e abafados. É expressar sua força, seu brilho e sua natureza interna de forma única e verdadeira, livre e espontânea. É também expressar beleza de corpo e alma.
Uma maneira de proporcionar isso é utilizando-se dos conhecimentos da Bioenergética. Ela reúne conceitos da psicologia com os aspectos estruturais e biológicos do corpo, unindo a psique e o corpo em um só fundamento. É uma maneira de sintetizar a ação e o movimento da psique (ou nossa alma) no corpo em termos de bioenergia - e nada mais é, portanto, que a livre circulação dos fluidos e dos impulsos nervosos em nosso corpo.
A bioenergia que se trabalha está presente no sistema volitivo (sistema músculo-esquelético), e que também inclui o sistema circulatório, nervoso, linfático e neuroendócrino. Essa energia é biológica, e seu movimento se manifesta fisicamente na motilidade orgânica e no movimento circulatório local, que nutre, limpa e promove a função do tecido do corpo.

Quando a energia (psique) não se expressa ou é reprimida e bloqueada, todo esse comando volitivo fica preso no músculo, gerando um acúmulo de energia, do qual chamamos de tensão. Quando essa tensão se cronifica, a função circulatória local fica diminuída (por compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos e das fibras nervosas) prejudicando a nutrição e a desintoxicação daquele local. Isso se reflete também na postura, na forma e na expressão do corpo, inclusive no estado da pele.

Através da biomassagem, promovemos um aumento da circulação naquele local, auxiliando no desbloqueio energético e circulatório dos músculos, além de ajudar a nutrir, desintoxicar e vitalizar aqueles tecidos. Já em nível psicológico, a massagem ajuda a dissolver as tensões, liberando o fluxo da energia, auxiliando na sua expressão natural e espontânea em potencial.
E para potencializar e modular esse processo dispomos de inúmeros recursos na natureza, que nutrem, repõem e reequilibram a energia liberada na biomassagem com a vitalidade e a força da terra e dos elementos, tornando o procedimento simples, sutil, acolhedor e eficaz.
É aí que entram as práticas Naturológicas e, em especial, a Fitoterapia. As plantas, a argila, os cristais, a água e os elementos da natureza são um meio de entrarmos novamente em contato com nossa natureza interna, além de modularmos e alimentarmos nossa energia, nutrindo harmonicamente tanto o corpo como a mente.
Ao associar as técnicas de biomassagem com os recursos e as práticas naturais, podemos iniciar um resgate de nossa força e potencial interior, de forma verdadeira e de acordo com a nossa natureza individual. Cuidar de si é sinônimo de se amar, e o amor é a expressão natural da beleza e da harmonia. Cuidar da sua beleza e da harmonia é amar a si mesmo, é alimentar o corpo e a alma com a sua energia.

(*) O que é a Naturologia?
A Naturologia é um novo curso de graduação, na área das Terapias Tradicionais Naturais, que está procurando resgatar e estabelecer o conhecimento acadêmico e profissional dessa nova área em desenvolvimento. Porém, é importante ressaltar, o atendimento naturológico não é terapia, ou seja, um naturólogo não é terapeuta, nem lida com paciente. O que o naturólogo realiza em consultório é, basicamente, o estudo do indivíduo para encaminhá-lo ao autoconhecimento e ao direcionamento consciente do "cuidar de si", sendo tudo isso, por sua vez, explorado, possibilitado e potencializado pela integração das diversas práticas naturais.

KARINE STIEGEMEIER
Naturóloga formada pela Unisul

http://vivabene.multiply.com
vivabene@terra.com.br

Local de atendimento: Viva Bene
PORTO ALEGRE/RS

Fotos: Viva Bene

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal. Qto custa uma sessão?

RICARDO MARTINS disse...

Olá, anônimo (a),

Faça contato diretamente com o espaço holístico onde o serviço é oferecido: vivabene@terra.com.br

Luz e paz,
RICARDO MARTINS
Editor

luciane disse...

Achei ótimo. Vou fazer contato. Muito legal a matéria.
Beijo.

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.