A biologia, a nutrição e a beleza, tudo se resume em algo único...

Bons alimentos, que sejam realmente nutrientes, são ferramentas básicas de uma nutrição saudável. Mas, em seu "cardápio" principal, nossas células precisam também o ar que respiramos e os pensamentos que produzimos. E quem afirma isto é, justamente, uma bióloga e naturopata. Aline Stringuetti nos fala que não somos tão somente um aparelho digestivo, não somos só um corpo: "Seja franca com você mesma", ela convida, "e comece mudando as pequenas atitudes do dia-a-dia. Traga a nutrição para todas as células do seu corpo, para todos os momentos do seu dia, e não se preocupe, pois essa nutrição não engorda: só nos engrandece!"

Eis que, de repente, um barulho estranho surge... Parece um ronronar de gato, em outros momentos um grunhido de urso, e às vezes quase que um rugido de leão, mas de onde viria isso? Paro, fico a espreitar para identificar sua origem e, depois de alguns minutos de silêncio, me dou conta de que ele está bem perto, dentro de mim, sussurrando fortemente quase que num implorar! Ufa! É simplesmente meu ESTÔMAGO, anunciando que está faminto e que não recebe uma migalha de comida sequer há horas! Ah, mas resolver isso é muito simples, basta chegar em casa, me alimentar e estarei bem nutrida... Certo? Nutrida? Não exatamente... Nutrir-se não se resume a uma simples refeição, é muito mais do que isso!
Quem nunca ouviu a frase "Somos o que Comemos", acompanhada de um desenho formado por diversos alimentos nutritivos e saudáveis constituindo o corpo de um ser humano? Essa imagem nos traduz simplificadamente a idéia primordial que temos de nutrição, mas seu processo não se resume somente a essa figura, agora instalada na memória de quem acabou de visualizá-la. Pois bem, continue com essa imagem gravada em sua memória, mas me permita ir um pouco mais além.
Fisiologicamente, nosso sistema digestivo tem o papel principal de quebrar os alimentos através do processo da digestão, a fim de aproveitar deles os nutrientes que serão incorporados para a constituição e o funcionamento de nossas células e, conseqüentemente, do nosso corpo como um todo.
Microscopicamente falando, somos nada mais, nada menos, do que uma associação de trilhões de células, cada qual com sua estrutura e função, organizadas para trabalhar em prol do TODO, nosso corpo. Cada unidade primordial que nos constitui necessita dos mesmos elementos que nós, como seres humanos complexos, constituídos de todas essas pequenas unidades, também necessitamos para nos mantermos vivos.
A imagem antes instalada em nossa memória traduz-se nos diversos alimentos que são nossa fonte vital de carboidratos, proteínas, vitaminas, lipídeos e sais minerais. Mas algo muito importante, no que tange a esse assunto, normalmente não passa pela nossa cabeça quando pensamos em nutrição:

Não nos nutrimos somente de alimentos, não somos um aparelho digestivo somente - somos um ser integral, uma totalidade de corpo, mente e espírito. Portanto, a boa nutrição inclui também em seu "cardápio" principal o ar que respiramos e os pensamentos que produzimos.

Somos a Nossa Própria Nutrição! - O Ar que respiramos - o "sopro da vida", o "instinto de sobrevivência", a "energia dos céus" - carrega consigo a nossa capacidade de obter energia e fornecê-la para nossos trilhões de associações de unidades vitais que constituem o corpo, a fim de que essa energia seja transmutada e utilizada para manter todo o sistema vivo e funcionando em harmonia. Pois é possível resistir algum tempo sem alimento, mas jamais sem ar.
Ter os pensamentos claros, positivos e iluminados refletirá diretamente em nossa saúde e em nossa qualidade de vida, pois o homem é o responsável pelos seus atos e pelas suas escolhas, e o resultado delas advém da colheita dos frutos já plantados. Assim, cabe a cada Ser ter consciência de como são nutridos seus pensamentos, pois os bons frutos nascem do cultivo de boas sementes.
Portanto, PENSE POSITIVO!!! Alimente a mente com bons pensamentos. Não a polua, pois uma mente poluída não tem clareza para enxergar o simples, o belo, afinal a beleza está nos olhos de quem vê e, sendo os olhos o espelho da alma, a beleza vem de dentro para fora.
Então, para unir a biologia, a nutrição e a beleza, é preciso que tenhamos uma intimidade maior com nosso corpo, que sejamos capazes de entender sua linguagem, suas necessidades, sua "fome".
Além disso, a boa nutrição também tem, como seu combustível primordial, o amor que dedicamos a nós mesmos. E é esse amor que exterioriza a beleza verdadeira, aquela que tem início nos pequenos atos de nutrição cotidianos que, normalmente, fazemos de forma tão mecânica que nem ao menos nos damos conta.
Pare um minuto e reflita sobre um dia de sua vida.

Qual a reação ao acordar? Qual o carinho que você tem com o corpo ao deslizar o sabonete por ele, no primeiro banho pela manhã, aquele que lhe prepara para o seu dia? Como você se reconhece no espelho no momento em que escova os dentes, que fazem com que você torne seu sorriso ainda mais iluminado? Como penteia seus cabelos? Como toma o café da manhã? Que música ouve no carro enquanto se encaminha para o seu trabalho? No que pensa? Como alimenta os pensamentos do seu dia enquanto faz tudo isso?

Seja franca com você mesma e comece mudando as pequenas atitudes do dia-a-dia. Traga a nutrição para todas as células do seu corpo, para todos os momentos do seu dia, e não se preocupe, pois essa nutrição não engorda: só nos engrandece!
Comece agradecendo ao acordar por ter tido a oportunidade entre bilhões de espermatozóides de ter nascido. Você já é vitoriosa por isso! Agradeça seu alimento, não se esqueça de quantas são as pessoas que dão seu trabalho, seu amor e sua dedicação para que o alimento chegue até a sua mesa. Acaricie seu corpo, nutra suas células de amor, com os pensamentos que cria, com o ar que respira, com os alimentos que ingere e perceba-se! E elas lhe retribuirão com vida, com luz, com a resposta do que significa estar em todos os seus aspectos bem nutrido! E reestruturando aquela frase já conhecida: Somos a Nossa Própria Nutrição!

ALINE STRINGUETTI
Bióloga e Naturopata
alinebiol@hotmail.com

PORTO ALEGRE/RS


Foto (topo): Edição de arte a partir de imagem de www.sxc.hu
Foto (esq./meditação): CAMILA FONTOURA, Profesora de Hatha Yoga
Ilustrações: www.sxc.hu

4 comentários:

Unknown disse...

Bem interessante tudo isto.
Vc faz atendimentos em Poa?

Ricardo Martins disse...

Olá, faça contato direto com a Aline: alinebiol@hotmail.com


Luz e paz,
RICARDO MARTINS
Editor

Anônimo disse...

Achei bem bacana, vou fazer contato.

Anônimo disse...

Adorei, aline. Parabéns!

Vera

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.