Umas que outras...

Desfile até na cadeia

Não havia nenhuma top model na passarela, mas, para as presentes, a experiência foi demais! Pela segunda vez, as detentas da penitenciária de Llopango, em El Salvador, na América Central, realizaram em setembro um desfile de moda, em que “modelos” escolhidas entre as próprias prisioneiras usavam roupas desenhadas por colegas. A penitenciária abriga 700 mulheres.



Uma perna vale mais do que outra no seguro
Segunda modelo mais bem paga do mundo conforme a Forbes – só perde para a gaúcha Gisele Bündchen -, a alemã Heidi Klum teve suas pernas colocadas no seguro. Valor: US$ 2 milhões. A apólice foi feita por uma empresa de depiladores que recentemente contratou a top para ser garota-propaganda da marca. Ironicamente, uma das pernas da supermodelo vale mais do que outra: por causa de uma cicatriz na da esquerda, o valor do seguro ficou US$ 125 mil abaixo do da direita.


Mulheres deletam mais suas tatoos
As mulheres tiram as tatuagens com mais freqüência do que os homens, motivadas provavelmente pelos comentários negativos que recebem de outras pessoas, segundo um artigo publicado pela revista médica Archives of Dermatology (http://archderm.ama-assn.org). Segundo o estudo, apesar de 83% das pessoas que têm tatuagens estarem satisfeitas com suas marcas na pele, a popularidade e a prevalência das tatuagens freqüentemente significam que os dermatologistas escutam mais lamentos e pedidos de eliminação delas.
Calcula-se que um de cada cinco indivíduos com tatuagens está descontente com seus desenhos na pele, embora apenas 6% procurem o tratamento para tirá-los. A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Tecnológica do Texas, nos EUA.


O famoso músculo do tchau
Já virou bem pop o medo de muitas mulheres em dar tchauzinho. Na hora do aceno, o músculo do braço pode sacudir demais. Localizado na parte superior, entre a axila e o cotovelo, o tríceps é um músculo que entrega a idade, os quilos a mais e a preguiça, em alguns casos.
A área balança ao menor movimento pela falta natural de tonicidade e pela propensão ao acúmulo de gordura localizada por lá, principalmente nas mulheres. Para acabar com isso, não precisa de nenhum superpoder. Apenas de um pouquinho de força de vontade e pronto, pode dizer tchau tchau à vontade...
Existem alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa, como o Tríceps Testa: você segura um peso em cada mão e flexiona o braço, tudo isso deitada em um banco. O peso varia, mas normalmente é de dois a três quilos. Para quem está iniciando o treino, é ideal são três séries alternadas de 15 repetições. De qualquer maneira, vale a pena ressaltar que para que essas séries de exercícios mostrem resultado, é necessária uma alimentação equilibrada, a base de muitas frutas, legumes, verduras e água, além do controle do peso rigoroso. Se você está com uns quilinhos a mais, vale a pena também investir em exercícios aeróbicos junto a essas séries. Experimente natação, corrida, corda, tênis, danças em geral e aulas de body system.


Desvende os truques das embalagens
Sabe aquela sensação de maciez e brilho que alguns xampus deixam? Pois é o detergente mais adequado ao seu cabelo que consegue deixar essa impressão. Então, destacamos aqui alguns cuidados importantes para traduzir os rótulos e escolher o que é melhor para você.
A dica é a seguin
te: no rótulo do produto procure por nomes como lauril sulfato de trietanolamina e lauril éter sulfato de sódio. O lauril sulfato de trietanolamina é um dos melhores e menos agressivos detergentes, mas agrega custo ao produto. Já o lauril sulfato de sódio, que é o usado em xampus para crianças, é suave à pele e não agride os olhos.
Na hora de escolher o melhor hidratante para sua pele, vale prestar atenção se o produto vai ser usado no corpo todo ou somente no rosto. Por apresentar uma oleosidade maior, a face requer um hidratante menos oleoso, a exemplo dos em gel ou com serum.
Já para o corpo, o que vale são os produtos que apresentem boa proteção à pele. A uréia, quando usada como umectante em produtos tópicos, tem capacidade de captar água das camadas inferiores para a superfície da pele, assim aumentam a hidratação.


Cosméticos Orgânicos
Que tal cuidar da pele, do corpo e dos cabelos com consciência limpíssima, sabendo que não está agredindo o meio ambiente? Essa é proposta dos cosméticos orgânicos que, pouco a pouco, estão surgindo nas prateleiras das lojas. São produtos onde a matéria-prima não tem nenhum contato com agrotóxicos, e sua produção tem motivações ecologicamente corretas: seus fabricantes assumem publicamente o compromisso de não fazer testes em animais nem usar espécies de frutas ou flores em extinção.
O aumento da demanda mundial por produtos naturais e que respeitam o meio ambiente tem motivado muitas empresas a investirem na fabricação de cosméticos orgânicos. No Brasil, alguns fabricantes já perceberam esta tendência e saíram na frente. Seguindo mais uma vez sua vocação ecológica, Curitiba se adianta com a criação do primeiro mercado de produtos orgânicos certificados do País, com inauguração prevista para a segunda quinzena de novembro.
Rose Bezecry, proprietária da loja de cosméticos orgânicos “Cativa Natureza”, é uma das pioneiras nesta nova linha, por isso investe em produtos nacionais e importados, e acredita que um dos fortes atrativos dos orgânicos é, justamente, a produção ecologicamente correta. “As pessoas que procuram cosméticos orgânicos buscam mais qualidade de vida e chama a atenção delas o compromisso público dos fabricantes de não fazerem testes em animais nem usarem espécies da flora em extinção”, afirma a empresária.
Ela também faz um importante alerta: os termos "natural" e "orgânico" não significam a mesma coisa. O rótulo "natural" não é regulamentado, tem um sentido amplo, e empresas utilizam este apelo, muitas vezes de forma enganosa, para promoverem seus produtos. De modo geral, "natural" sinaliza que os ingredientes não foram significativamente modificados em sua forma original na natureza, nada foi retirado (com exceção de água), ou qualquer substância foi adicionada. Já o termo "orgânico" é regulamentado, e somente pode ser utilizado por empresas que receberam aval de uma organização certificadora reconhecida e independente, ou seja, existe a garantia de que o produto realmente é orgânico. Além disso, ser "orgânico" implica em uma abrangência maior pois, além de ser natural, o produto e a sua produção não podem prejudicar a vida animal e o meio ambiente.

FOTO: cativanatureza@cativanatureza.com.br

12 comentários:

Unknown disse...

Tenho achado as matérias muito bem escritas e interessantes,gostaria de dar os parabéns a quem as escreve ou as coloca no absoluta.

Unknown disse...

Gostei muito da matéria Cosméticos Orgânicos!!!
Uma belíssima iniciativa... se todos tivéssemos essa consciência o mundo estaria muito melhor!!!

Unknown disse...

Gostei muito da matéria Cosméticos Orgânicos!!!
Uma belíssima iniciativa... se todos tivéssemos essa consciência o mundo estaria muito melhor!!!

Lilia Bastos disse...

Eu fico muito feliz em saber que muitas pessoas já tem essa consciência ambiental e fazem uso dessa consciência no seu dia-a-dia! Não vejo a hora de encontrar mais lojas com produtos realmente "orgânicos" na minha cidade!
Parabéns pela iniciativa!

Anônimo disse...

Gostei muito da matéria,parabéns para Absoluta, que aborda assuntos interessantes, e parabéns para CATIVA NATUREZA, que leva a sério a sustentabilidade do conceito dos produtos orgânicos!

ceciliamaia disse...

Saber que estarei cuidando da minha pele, dos meus cabelos sem prejudicar a natureza me deixa muito mais aliviada, pois não adianta cuidar da minha saúde e prejudicar a flora e a fauna do nosso planeta!
Espero ansiosamente por mais lojas com esses tipos de produtos orgânicos.

Unknown disse...

Cosméticos orgânicos? Uma bela iniciativa!! Gostei de saber desses novos produtos. Sucesso no novo empreendimento!

Unknown disse...

Parabéns pela matéria... E Curitiba só ganhará com isso.
Moro em Fortaleza e ficaria feliz
com mais essa opção em nossa cidade.
cissa.

Bel disse...

Ótima matéria, ótima a iniciativa! Com certeza esses produtos vão fazer muito sucesso! Parabéns!

Anônimo disse...

Parabens bela materia e pela iniciativa...

Unknown disse...

Parabéns pela reportagem,é cada vez maior a procura por cosméticos orgânicos, vamos levantar essa bandeira a favor de todos.Um grande abraço Katia Ortega -SP.

Anônimo disse...

Rose, minha amiga...você sempre surpreende.Tirando partido da própria necessidade e ainda ajudando as pessoas a teremm mais qualidade de vida.
Será que a CATIVA vai cativar Fortaleza??????...aguardo seus produtos por aqui...serei uma axímia usuária!!!!...beijo no coração

 
Série Temática Edição Absoluta/Beleza. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.